Arriba, abajo, al centro y adentro! Saiba tudo sobre o ritual da tequila

| Curiosidades | Don Julio | Tequila
A tequila é a mais famosa das bebidas mexicanas, e vem se tornando cada vez mais popular no Brasil. Mesmo assim, muita gente possui diversas dúvidas sobre a misteriosa (e poderosa) tequila: como se toma? O que significa tequila? Qual tequila é melhor: ouro ou prata? Leia mais para saber as respostas, ampliar seus conhecimentos sobre a bebida e aprender o ritual da tequila que virou moda pela noite brasileira.

Tequila: fatos básicos

Antes de falarmos mais sobre o ritual de como beber tequila, vamos ver alguns fatos básicos e interessantes sobre a bebida. Aqui estão as respostas para algumas das dúvidas mais comuns:
  • O que significa tequila? A tequila tem o mesmo nome da sua cidade de origem, e é feita com folhas da planta agave-azul. Não confunda a tequila com mescal, que é uma bebida parecida e também feita de agave, mas de outra variedade.
  • Qual tequila é melhor: ouro ou prata? A tequila prata e a tequila ouro são a mesma bebida, mas a ouro passa mais tempo em barris de carvalho (adquirindo a cor amarelada), e a prata fica pouco tempo em barris de aço inoxidável, mantendo uma cor e sabor mais “puros” – um bom exemplo de tequila prata é a Don Julio Blanco.

O início do ritual: como servir tequila

O copo tradicional para beber tequila se chama caballito, um copo pequeno e estreito que facilita a degustação da tequila em pequenos goles. Mas em festas ou pela noite, o mais comum mesmo é utilizar o bom e velho martelinho. A tequila normalmente é servida em temperatura ambiente. Antes de servir, não esqueça de deixar sal e limão cortado à disposição.

Tequila: como beber

Chegamos na melhor parte do ritual. Siga os passos abaixo:
  1. Coloque sal entre o polegar e o dedo indicador de uma mão.
  2. Com o martelinho servido e amigos prontos, falem juntos (e façam o movimento!): “Arriba, abajo, al centro, y adentro!”
  3. Passe a língua no sal que está na sua mão.
  4. Beba a tequila!
  5. Chupe uma fatia de limão para neutralizar o sabor.

Como se toma tequila: dicas especiais

  • Para ajudar a afixar o sal na sua mão, vale dar uma lambida no local, já que a saliva ajuda o sal a não cair da pele.
  • O “al centro” é a hora de encostar os copos, como ao fazer um brinde.
  • Como você já deve saber, a tequila é uma bebida forte. Por isso, é sempre bom esperar um pouco antes do próximo martelinho, ou quem vai “abajo” será você.
Agora você já conhece um pouco mais sobre como servir tequila, como beber essa especiaria de agave e até mesmo um pouquinho sobre a origem dessa delícia mexicana. Imagem: valeria_aksakova/Freepik Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Beba com responsabilidade.