Qual é a idade do whisky Johnnie Walker Blue Label?

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
Há fatores muito importantes que definem um whisky. Um deles é a idade da bebida. Afinal, não é à toa que muitas marcas apresentam essa informação em destaque no rótulo.

Mas alguns whiskies, mesmo entre os mais tradicionais, possuem uma relação misteriosa quando o assunto é a idade. É o caso, por exemplo, do Johnnie Walker Blue Label.

Idade de um whisky

Bom, não há uma resposta clara para qual é a idade do Blue Label. Mas alguns pontos podem nos ajudar a entender melhor tudo que o requintado blend traz na garrafa.

De acordo com as regras da Scotch Whisky Association, a idade de um whisky é determinada pelo componente mais jovem do produto. Por exemplo: se você juntar em um só blend whiskies de 30, 12 e 10 anos, a idade que você terá que estampar no rótulo é 10 anos, independentemente da quantidade presente de cada um.

No entanto, a Scotch Whisky Association permite que a bebida seja rotulada "sem idade declarada".

Idade do Blue Label

Devemos lembrar que, pelas regras da SWA, para ser scotch whisky a bebida deve maturar por no mínimo 3 anos em barris de carvalho de no máximo 700 litros na Escócia. Então, tecnicamente, a resposta mais adequada para a idade do Blue Label é: no mínimo 3 anos. 

Mas, acredite, há motivos de sobra para acreditarmos que esse tempo é muito maior. É o que explica o especialista em whisky Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog O Cão Engarrafado.

"É bem óbvio que a idade média dos whiskies que estão lá dentro é alta", avalia.

"Demora bastante tempo para remover as arestas pontiagudas do álcool e para trazer a influência da madeira desse jeito. Não tem como acelerar isso. Se ele fosse um whisky pouco maturado, seria bem agressivo. Pode até ser que tenha um pouco de whisky jovem lá dentro, especialmente os defumados, que são mais defumados quando jovens, mas a média parece ser alta", acrescenta.

Vale lembrar que o Johnnie Walker Blue Label é considerado, por muitos, uma obra-prima. O requintado blend é feito a partir dos mais excepcionais whiskies escoceses. Apenas um a cada dez mil barris possui as características certas para ele - outra informação que indica que esse blended whisky não é tão jovem.

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.