Quem foi Thomas Parr, homem que viveu 152 anos e inspirou o whisky Old Parr?

| Curiosidades | Old Parr | Whisky
Se você é fã de whisky, certamente já ouviu muitas histórias curiosas a respeito da tradicional bebida. Uma delas envolve um personagem bastante singular: Thomas Parr, o homem que inspirou o blended Old Parr.

Mas quem foi Thomas Parr? Trata-se de um homem que foi reconhecido pelo Rei Charles I como o mais velho da Inglaterra. O inglês teria vivido incríveis 152 anos.

Isso mesmo! Segundo os registros, ele nasceu em 1483 e morreu somente mais de um século e meio depois, em 1635. As datas estão presentes na garrafa de Old Parr, ao lado de uma representação do longevo homem.

Por conta do símbolo de maturidade, algo essencial na produção do whisky escocês, o scotch que foi lançado oficialmente em 1909 recebeu o nome do velho Thomas Parr: Old Parr.

Mito ou verdade?

Mas apesar do reconhecimento da longevidade do inglês, há dúvidas sobre a veracidade da história. Isso porque não é possível comprovar, além das histórias populares, que Thomas Parr viveu de fato 152 anos. 

Inclusive, em 1997, a francesa Jeanne Calment foi reconhecida como a pessoa comprovadamente mais longeva do mundo ao morrer com 122 anos e 165 dias.

O que se sabe com certeza é que Thomas Parr nasceu na paróquia de Alberbury, Shropshire, e era servo de fazenda. Ele ficou famoso justamente por conta das histórias a respeito de sua idade e chegou a ser retratado em diversos quadros. Parr teve dois filhos, mas ambos morreram ainda na infância. 

Outro fato curioso também marca sua biografia. Thomas Parr supostamente teve um filho fora do casamento quando tinha mais 100 anos. Os relatos históricos contam que ele cumpriu penitência na igreja pelo ato.

De qualquer forma, a história se espalhou, e o nome Thomas Parr virou símbolo de maturidade, chamando atenção dos produtores de whisky.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.