Como harmonizar whisky com petiscos: já pensou em combinar Singleton e tapas?

| Dicas | Ideias | Whisky
Quem pensa que a única forma de beber whisky é puro ou com gelo, sem acompanhamentos, está muito enganado. É possível harmonizar a bebida com uma série de alimentos, especialmente petiscos.

No caso de Singleton of Dufftown, um single malt de sabor adocicado, o especialista em whisky Maurício Porto explica que a combinação deve ser feita prestando atenção no sabor frutado da bebida.

Singleton e petiscos 

“O Singleton of Dufftown é um single malt leve, bem aromático, delicado e frutado. Então, a ideia é pensar em combinações que funcionem bem com esse sabor frutado e adocicado”, conta Maurício, que é dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado.

Fugindo do óbvio, vale apostar em aperitivos com presunto cru com fruta ou figo e mel. “Fica perfeito porque esse aperitivo tem, basicamente, todas as notas de sabor presentes no Singleton, e o presunto faz um contraponto salgado.”

Por este motivo, as tapas espanholas são uma ótima ideia. O tradicional jamón espanhol pode ser servido com fatias de uma baguete e um pouco de tomate. Simples, prático e muito gostoso. 

Já para quem busca sugestões mais tradicionais, Maurício explica que, alimentos mais gordurosos, mas que ainda assim sejam delicados, vão bem com esse single malt.

“Digo delicado no sentido de não ter um sabor muito marcante. Bolinha de queijo, por causa da gordura do queijo, e por não interferir tanto nos sabores, funciona bem.”

E para quem não quer errar mesmo: oleaginosas. “Castanhas, amêndoas, nozes, amendoim… Tudo isso funciona muito bem, e você pode até fazer uma composição com alguns queijos para servir com o Singleton”, completa Maurício.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.